Rastreio de saúde oral a crianças
Dando continuidade à cooperação entre a Associação Bagos d’Ouro e a Ordem de Malta, foi organizada uma acção de rastreio de saúde oral a crianças. Uma equipa de voluntários da Ordem de Malta, incluindo profissionais de saúde oral e enfermeiras, deslocou-se a S. João da Pesqueira, no vale do Douro, onde a Bagos d’Ouro tem um projecto de apoio a crianças desfavorecidas. No total foram observadas 23 crianças, tendo sido diagnosticados alguns problemas orais, nomeadamente cáries dentárias e malo-oclusões, maleitas que devido ao fraco poder económico daquelas famílias nem sempre se conseguem diagnosticar precocemente e tratar adequadamente.
A todas as crianças observadas foi oferecido um kit de saúde oral oferecido por marcas de materiais e produtos de higiene oral, oferecido pela Colgate Portugal e pela Curaprox Portugal.
Algumas das crianças com necessidades de tratamento foram encaminhadas para clínicas dentárias associadas a esta iniciativa no Porto, Peso da Régua e Lamego para o respectivo tratamento.