Peregrinação da Ordem de Malta a Lourdes
Terminou a 65ª peregrinação internacional da Ordem de Malta ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, liderada pelo Grão Mestre Fra’ John Dunlap, no seu primeiro acto oficial após a sua recente eleição pelo Conselho Completo de Estado.
Este ano o número de participantes quase voltou aos níveis anteriores à pandemia: foram mais de 6.000 participantes, entre doentes, membros, voluntários, um claro sinal de fé e esperança. Chegaram peregrinos de 41 nacionalidades diferentes, com uma grande participação do Extremo Oriente, em particular de Hong Kong, Singapura, Filipinas e Austrália. Chegaram também peregrinos e doentes da América do Sul e da África e, claro, da Europa. Os maiores grupos são da França (1.300), Itália (1.200) e Estados Unidos (1.000).
Dos 6.000 participantes, há 1.077 doentes, dos quais 201 são crianças menores de 12 anos; 191 sacerdotes, 14 diáconos, 878 peregrinos, 228 médicos, 135 enfermeiras.
A Missa Pontifícia de domingo foi celebrada pelo Cardeal Silvano Maria Tomasi, Delegado Especial do Papa na Ordem de Malta. A peregrinação mariana contou com a presença, além do Grão Mestre, dos membros do Soberano Conselho e do Prelado, Monsenhor Jean Laffitte.