Início do apoio à Obra do Frei Gil
A Obra do Frei Gil é uma IPSS, fundada pelo frade Dominicano Frei Gil Alferes em Outubro de 1942. Esta obra dedica-se a acolher, educar e apoiar crianças e jovens em situação de risco, vítimas de situações que colocam em perigo o seu crescimento e desenvolvimento. As actividades que desenvolvem procuram oferecer às crianças e jovens todas as oportunidades necessárias ao seu desenvolvimento global, construindo com elas um novo projecto de vida em cooperação com as suas famílias e a comunidade em geral.
Em Fevereiro de 2021, a Ordem de Malta iniciou um processo de cooperação com a Obra do Frei Gil, disponibilizando os seus Voluntários para apoiar as crianças sobretudo durante o período de confinamento.
Apoio escolar
Em condições normais, as crianças da Obra do Frei Gil, frequentam a escola ou jardim de infância, pelo que durante o dia o pessoal da casa está ocupado com tarefas de organização e limpeza. Com todas as crianças em casa, as mesmas pessoas tiveram de realizar o seu trabalho corrente, bem como apoiar as crianças nas aulas à distância.
Por esta razão, durante o período de confinamento em que os alunos tiveram aulas à distância, os Voluntários da Ordem de Malta estiveram diariamente com estes alunos mais novos apoiando na interacção com o computador e estimulando a concentração dos alunos, quer no professor, quer nas tarefas realizadas individualmente por cada criança. Simultaneamente houve Voluntários afectos ao acompanhamento das crianças do jardim de infância, através da dinamização de actividades lúdicas.
Rastreio de saúde oral
A Obra do Frei Gil tem uma preocupação com a saúde das crianças que tem a seu cargo, pelo que solicitou à Ordem de Malta a realização de um rastreio de saúde oral a todas as crianças e jovens da casa de Ramalde. O objectivo foi conhecer com detalhe o estado de cada uma das crianças e a partir daí conseguir definir prioridades em termos de tratamentos.
Este rastreio foi desenvolvido em duas fases. Primeiro às crianças do jardim de infância e primeiro ciclo, onde além de rastreio foi realizada uma acção de sensibilização para a importância da saúde oral e sobre a forma de lavagem dos dentes. Numa segunda fase foi feito o rastreio das crianças mais velhas. A cada criança ou jovem observado foi oferecido um pequeno kit de saúde oral disponibilizado pela COLGATE.
Com base na informação recolhida do rastreio está em elaboração um relatório técnico estabelecendo um plano de tratamentos.