Eleição dos membros do novo Soberana Conselho
O Capítulo Geral Extraordinário, presidido pelo Lugar-Tenente de Grão-Mestre Fra’ John Dunlap e pelo Cardeal Silvano Maria Tomasi, Delegado Especial do Papa, elegeu todos os membros do Soberano Conselho, que permanecerão no cargo por seis anos.
Depois de eleger o Grande-Comendador Fra’ Emmanuel Rousseau, o Grande-Chanceler Riccardo Paternò di Montecupo, o Grande-Hospitalário Fra’ Alessandro de Franciscis e o Recebedor do Tesouro Comum Fabrizio Colonna, foram eleitos Conselheiros do Soberano Conselho: Fra’ João Augusto Esquivel Freire de Andrade, Fra’ Roberto Viazzo, Fra’ John Eidinow, Fra’ Mathieu Dupont, Fra’ Richard J. Wolff, Francis Joseph McCarthy, Michael Grace, Clemente Riva Sanseverino, Josef Blotz.
Terminada a eleição, os membros do Conselho Soberano prestaram juramento e encontram-se, portanto, na plenitude dos seus poderes.
O Lugar-Tenente de Grão-Mestre Fra’ John Dunlap expressou sua satisfação com a conclusão dos trabalhos: “Tenho certeza de que o novo Soberano Conselho se mostrará estratégico para enfrentar os grandes desafios médicos, sociais, humanitários e espirituais que enfrentamos nos 120 países em que operamos. Os meus melhores votos aos novos membros eleitos pelo sucesso da sua importante tarefa ao serviço da missão da Ordem de Malta”.
O Capítulo Geral Extraordinário contou com a presença de 111 membros da Ordem de Malta dos cinco continentes.