Declaração emitida pelo Grão-Magistério da Ordem Soberana de Malta
Comentando a proclamação papal de 3 de setembro de 2022 relacionada com a Ordem Soberana Militar de Malta, Sua Excelência Fra’ John Dunlap, Lugar Tenente de Grão-Mestre e chefe do Governo Provisório da Ordem, afirmou: “A Ordem de Malta saúda as acções de Sua Santidade que demonstram o grande amor que o Pontífice tem pela nossa Ordem. Na sua cuidadosa revisão das várias propostas apresentadas a Sua Santidade nestes últimos meses, o Papa determinou um caminho a seguir que promete garantir o futuro da Ordem tanto como Instituto Religioso como Entidade Soberana.
“A decisão do Papa de nomear um Governo Provisório é o primeiro passo de um plano claro para uma governança mais eficiente e simplificada para a Ordem. Temos agora o tão esperado calendário do importante Capítulo Geral que permitirá à Ordem passar do Governo Provisório para um Governo regularizado em conformidade com a sua nova Constituição. O envolvimento de vários cavaleiros talentosos no governo da Ordem abriu as portas para sangue novo e novos pensamentos para enfrentar os obstáculos e desafios de hoje. A nova Constituição é um documento cuidadosamente elaborado que fala da complexidade e natureza de uma ordem religiosa milenar.
“Em nome de toda a Ordem, estendo meus sinceros agradecimentos a Sua Santidade o Papa Francisco e o seu Delegado Especial, Cardeal Silvano Tomasi, pelo cuidado, rigor e amor que demonstraram pela nossa Ordem”.
Foto: Vatican Media