Donativo para o Líbano
Face ao cenário apocalíptico após a explosão, a Associação dos Cavaleiros Portugueses mostrou-se disponível para ajudar dentro das suas limitações, tendo contactado a Associação Libanesa da Ordem de Malta no sentido de perceber qual seria a forma mais eficaz de poder ajudar.
Foi então recebida uma mensagem do Presidente da Associação Libanesa dando conta das suas necessidades, que incluem essencialmente material médico e sanitário e apoio financeiro. Fomos igualmente alertados que o facto de o envio de materiais para Beirute ser uma operação dispendiosa e com um elevado risco de insucesso. Por via aérea os custos de transporte são muito elevados tornando a solução pouco eficiente e por via marítima, devido à destruição do porto de Beirute, o envio teria de ser feito pelo porto de Trípoli, que apresenta sérios riscos de extravio de qualquer mercadoria.
Nestas condições considerou-se que a solução mais expedita seria a organização de uma acção de angariação de fundos apelando ao espírito de solidariedade dos membros da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses e alargando esse mesmo apelo ao público em geral através das redes sociais e do website da Ordem em Portugal.
Em meados de Setembro tinham já sido recolhidos e foram transferidos para a conta da Associação Libanesa um total de 2.500 €. Em nome da Associação Libanesa, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses agradece reconhecida a disponibilidade de todos os que participaram nesta acção através do seu donativo.