Mensagem de Páscoa de S.A.E. o Príncipe e Grão Mestre da Ordem de Malta
Caros Confrades, Confreiras, colaboradores, voluntários e benfeitores da Ordem de Malta em todo o mundo,
Nunca antes senti tão fortemente o desejo e a necessidade de fazer com que cada um sentisse a minha proximidade: é verdade que estamos longe. Mas nós não estamos sozinhos. Estamos unidos na nossa missão de fé na grande família da Ordem de Malta. Vivemos uma situação sem precedentes, que nos preocupa e nos assusta, que nos isola, mas ao mesmo tempo que nos une nos nossos esforços para enfrentar o grande desafio representado por esta pandemia.
A Semana Santa e o Dia da Páscoa representam esperança e ressurreição. Depois de partilhar o sofrimento de Cristo, vamos garantir que a Sua ressurreição nos dê energia para continuar a lutar esta batalha e olhar para o futuro com renovada esperança.
“Fomos em frente a uma velocidade vertiginosa, sentindo-nos poderosos e capazes de fazer qualquer coisa”, disse o Santo Pontífice há alguns dias numa Praça de São Pedro deserta, “continuamos independentemente, pensando que permaneceríamos saudáveis num mundo doente.”. A exortação dirigida naquele dia pelo Papa Francisco a “novas formas de hospitalidade, fraternidade e solidariedade” estimula-nos na nossa missão, que há 900 anos é a essência da Ordem de Malta: “Tuitio fidei et Obsequium pauperum”.
Por esta razão, gostaria de renovar a minha mensagem de gratidão e admiração aos nossos Priorados, Associações, Corpo de Socorro e numerosos voluntários que contribuem – há várias semanas – para apoiar as pessoas que mais sofrem com mil iniciativas de solidariedade. Toda a pequena ajuda, todo o sorriso, toda a oração é como o gesto de Verónica que, ao ver a paixão de Jesus carregando a cruz, limpa o Seu rosto com um pano. Da mesma forma, os nossos médicos e enfermeiros que trabalham em hospitais, os nossos voluntários que assistem idosos ou doentes obrigados a ficar em quarentena em casa, que ajudam os sem abrigo nas ruas, que entregam remédios ou alimentos, testemunham a mensagem cristã da Ordem de Malta com o seu compromisso incansável.
Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao Monsenhor Jean Laffitte, Prelado da Ordem de Malta, pela mensagem de vídeo da Páscoa e pelo histórico acto de consagração da Ordem ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Convido todos a reverem a mensagem em vídeo no site www.orderofmalta.int .
É com muita pena que, após o cancelamento da peregrinação a Lourdes, fomos obrigados a adiar a peregrinação internacional à Terra Santa, programada para Novembro próximo. Garanto que o encontro com os lugares que viram o nascimento de nossa Ordem foi apenas adiado.
Mais do que no passado, gostaria de convidá-los a orar pelos nossos Senhores os Doentes e por todos aqueles que estão empenhados em aliviar os seus sofrimentos e dificuldades.
Desejo a todos uma Santa Páscoa e mantenho-os sempre nas minhas orações.
Fra’ Giacomo Dalla Torre