Inicia a reunião do Capítulo Geral Extraordinário
Papa Francisco: “Obrigado por se colocarem à disposição dos irmãos e irmãs mais necessitados”
O Capítulo Geral Extraordinário da Ordem Soberana e Militar de Malta abriu hoje numa casa de retiros fora de Roma, após vários dias de reflexão espiritual. É presidido pelo Lugar Tenente de Grão-Mestre Fra’ John Dunlap e pelo Cardeal Silvano Maria Tomasi, Delegado Especial do Papa. São 111 os capitulares que fazem parte do órgão supremo de direcção da Ordem. Vindos dos cinco continentes, representam todas as Classes e entidades da Ordem.
O Capítulo Geral tem a tarefa de salvaguardar e atualizar o carisma da Ordem, reconhecendo e abordando as questões mais importantes da Ordem. Planeia as atividades, verifica o estado dos bens da Ordem e orienta as relações internacionais.
Numa mensagem enviada hoje aos capitulares, o Papa Francisco quis expressar a sua proximidade à Ordem de Malta: «A mentalidade mundana, egoísta e consumista dos nossos dias é um desafio que, com a vossa vida exemplar e obras de misericórdia, sois chamados a enfrentar… Vocês fazem isso, por exemplo, cuidando dos doentes e visitando os prisioneiros. Sei que em muitas partes do mundo vocês, membros e voluntários, dedicam-se a essas obras. Vocês também acompanham aqueles que se aproximam do momento da morte, tão delicado, na passagem desta terra para a vida eterna”. Na carta, lida na abertura dos trabalhos desta manhã, o Papa finalmente agradeceu à Ordem de Malta “porque vocês colocam-se à disposição dos irmãos e irmãs mais necessitados, indo às periferias existenciais onde podem encontrar e servir a Cristo”.